Ads468x60px

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CATARATAS DO IGUAÇU, BELAS E IMPONENTE

Foto: Cataratas S.A.
A região da Tríplice Fronteira Brasil/Paraguai/Argentina é recheada de atrações. A sensação, no entanto, é a vista das Cataratas do Iguaçu. Seja do lado brasileiro ou argentino, é de se ficar maravilhado com a beleza proporcionada pela natureza. Não à toa, em 2011, as Cataratas foi eleita uma das setes maravilhas da natureza. Um destino para famílias, aventureiros, negócios, ecoturismo ou compras.

Cataratas

A visita as Cataratas pelo lado brasileiro é feita no Parque Nacional do Iguaçu, que é administrado por uma empresa concessionária. Com estrutura para receber o turista, centro de recepção, estacionamento, transporte, lojas e restaurante, o parque recebe milhões de visitantes ao longo do ano. Os preços de entrada são diferenciados aos brasileiros, povo do Mercosul e turistas de outro local.





A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. E haja água mesmo. Em épocas de média vazão, é possível ver até 100 quedas de até 80 metros, sendo que no lado brasileiro cinco são as principais.

Dentro do parque é possível fazer trilhas, arvorismo, rapel, rafting, almoçar bem próximo às quedas, fazer passeios de barcos, ou com botes que adentram o cenários das quedas ou até mesmo apreciar a vista de helicóptero (confesso que não tive coragem) ou até mesmo se hospedar no Hotel das Cataratas. O percurso até as quedas é feito em ônibus aberto. 

O passeio de bote é sensacional,  vale muito a pena. É organizado pelo Macuco Safari . Por dentro do Rio Iguaçu, você sente a energia das dezenas de cachoeiras e toma um verdadeiro banho nas límpidas água do rio. Antes de chegar ao local de partida desse passeio, o visitante faz um trajeto na mata atlântica por meio de um caminhão e em seguida faz uma trilha. Todos esses opcionais são pagos e podem ser comprados no parque ou numa agência de receptivo.

Se quiser, portanto, sair das viagens comuns, visite Foz do Iguaçu. Um espetáculo à céu aberto, incansável de ser visto e revisto. Beba muita água, use roupas e calçados leves e desfrute do melhor que a natureza pode nos apresentar.

Parque

O Parque nacional do Iguaçu é também um Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO e "abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico." (Cataratas do Iguaçu S.A.).


Itaipu

Se as Cataratas é uma Maravilha da Natureza, Itaipu é uma da Engenharia. Que construção gigantesca e magnífica. Por foto não imaginamos a grandiosidade dessa obra, binacional. Além de cumprir seu papel na geração de energia para o Sul, Sudeste e Paraguai, é um dos atrativos turísticos de Foz. Também tem centro de recepção e equipe preparada, trilingue, para atender ao visitantes.

Há vários passeios, inclusive o com visita interna aos geradores. A visita notura também é bem interessante, com um show na iluminação da barragem. 

O passeio sempre se inicia com apresentação de um vídeo e há o passeio em ônibus aberto

E Foz do Iguaçu tem muito mais. Há o belo Parque das Aves, no qual podemos acompanhar toda a diversidade de aves e animais que vivem nas florestas. É possível, inclusive, tirar foto ao lado de Araras e cobras. Aves pequenas ou grandes, com a Harpia, faz parte desse belo cenário de estudos, novos conhecimentos e apreciação.

Para comer não faltam churrascarias, algumas até com shows, e restaurantes italianos. No ramo mais popular indico uma surpresa  simples e com bom atendimento: a Mega Pizza, na qual se pode deliciar com um bom rodízio. Há também diversos barzinhos na região central.

Você pode ir aos passeio através das agências de receptivo. Eu sugiro alugar um carro e fazer seus próprios horários, na sua dinâmica. Veja as promoções. Há até companhia aérea que oferece desconto em locadoras, aproveite

Acompanhe em breve textos sobre Ciudad del Este e Cataratas Argentinas

Fotos e texto Leandro de Jesus

0 comentários: