Ads468x60px

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Agência de viagens ou internet

Nesses tempos contemporâneos em que tudo está ao alcance dos dedos (nem mais estamos usando tanto aquele teclado que um dia a gente fez um curso de datilografia), é possível ter acesso a informações, bens de consumo, conhecer pessoas e muito mais pela internet.

Quando o assunto é fazer compras, existem tantas opções: sites especializados, magazines on-line e aqueles em que a gente ainda gosta de ver a geladeira de perto, shopping centers, ruas de comércio popular, que no final das contas, o ato em si de comprar é uma coisa muito maior que apenas pesquisar preço à frente de um computador.

Pensando dessa forma, quando se pensa em viajar, a gente pensa primeiro em comprar no Decolar.com ou pensa em uma agência de viagens, em que se visita, conversa pessoalmente com alguém? As duas formas, é a resposta correta.
Porque no aconchego do nosso lar, a gente pode planejar a viagem, pode sonhar, pode pesquisar o preço e pode até efetivar a compra. Ou pode comprar do seu agente de viagens.


A despeito do que parece, comprar uma viagem ou um serviço turístico pela internet não é necessariamente mais barato ou melhor. Como uma agência de viagens física, os produtos comercializados são os mesmos e os preços oferecidos pelos fornecedores (sim, hotéis, companhias aéreas, locadoras de automóveis são fornecedores) costumam não sofrer tanta diferença assim. O que vai fazer a diferença, quando se pensa em viajar, é o serviço prestado e quanto exatamente vai ser cobrado por ele.


A gente está falando, claro, de turismo de lazer. Porque para o turismo corporativo, o serviço dos agentes de viagens são imprescindíveis e usar a internet para compras diretas não funciona muito bem, devido às particularidades de se viajar a trabalho.
Mas o turismo de lazer também tem as suas peculiaridades. A gente quer ficar em um hotel legal, quer viajar para aquela praia que todos estão indo, quer embarcar em uma companhia aérea com preço bom e que ofereça parcelamento… Ou seja, parece que a gente muitas vezes precisa de ajuda – da ajuda de um agente de viagens.

E quando acontece aquele cancelamento de voos? Se você tiver comprado pela internet, vai querer ligar para alguém te ajudar ou vai dar para mandar um email para o site e esperar a resposta? E quando se está no Chile ou na Argentina e aquele vulcão volta expelir fumaça e você precisa sair de lá urgente, será que entrar na internet pelo celular vai resolver o problema com a urgência que ele tem? Terá sido pagar mais barato (se é que foi o caso)?
Depende. Se a pessoa que estiver viajando está acostumada com os procedimentos técnicos e não apenas ficar berrando que tem direitos, que vai acionar o PROCON (de lá de Bariloche, com as cinzas do vulcão cobrindo os céus) tudo bem. Mas se é aquela pessoa que vai descansar que quer paz e facilidade e em casos imprevistos, um agente de viagens terá sido, sem dúvidas, a melhor opção.

Assim como comprar um fogão novo, em que é possível ir ao shopping ou comprar direto do conforto do sofá, assim funciona também com viajar, porque o que importa, no final das contas, é ter a incrível experiência de fazer turismo.

0 comentários: