Ads468x60px

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Casa de Monet


Quem já viu a série de quadros impressionistas que retratam um jardim bem verdinho não pode deixar de visitar a Casa de Monet. Localizada no bairro de Giverny, na cidade de Vernon, na França, a casa e seus jardins são um deleite. 



É sua chance de ver de pertinho as ninféias que estão nos quadros do pintor francês. Mas quem não conhece não ficará decepcionado e poderá enxer os olhos com umas paisagem lindíssima. 

Como ir

Partindo de Paris é preciso pegar um trem para Vernon. Eles saem da estação Paris Saint Laraze, localizada no 9º arrondissement. A viagem dura 47 minutos e custa cerca de 13 euros. 

Os assentos não são marcados e é importante não esquecer de validar o bilhete nas maquininhas encontradas na plataforma. Não fazer isso pode acarretar numa multa quando o contrôleur, aquela pessoa que verifica as passagens, passar. 
O bilhete pode ser comprado na própria estação - em máquinas de autoatendimento ou na bilheteria - ou pela internet no site www.voyages-sncf.com .



Chegando lá

Giverny fica a 7 km da estação de Vernon. As formas mais fáceis de chegar lá são de ônibus ou táxi. Os ônibus partem de acordo com as chegadas dos trens provenientes da estação Paris Saint Lazare. Ou seja, literalmente o ônibus estará esperando por você quando chegar lá. A passagem de ida e volta custa 8 euros (valor aplicado em 2013) e o ponto de ônibus onde irá descer fica pertinho da Casa do Monet. Aliás, é no mesmo lugar que irá pegá-lo na volta. Caso opte por um táxi, eles ficam parados em frente à estação e a corrida é barata. 

Fundação Claude Monet



O ingresso custa 9,50 euros e pode ser comprado na hora ou antecipadamente pela internet no site da Fundação http://fondation-monet.com. Prepare-se, pois as filas podem ser grandes.




Vale lembrar que o local está aberto a visitação somente entre 1º de abril e 1º de novembro. Faz sentido, pois ir aé lá e não ver os jardins seria lamentável. Funciona de todos os dias da semana, das 9h às 18h. Mas só é permitido entrar até às 17h30.

O local se divide em dois: a casa de Monet, que funciona como um museu, e os jardins. Não há uma ordem para a visita, mas o museu fica logo ao lado da entrada, então pode-se começar por lá. 

A casa é muito charmosa e lindamente decorada. A visita se inicia pela sala de leitura (le salon bleu), no térreo, passando pela dispensa e chegando ao ateliê, onde Monet trabalhou até 1899. No mesmo andar também estão a sala de jantar e a cozinha. No andar superior encontram-se os quartos. 

Jardins

Depois de visitar a casa é hora de passar para os jardins. Flores e mais flores vão enfeitando o caminho até o jardim principal, que fica meio escondido. Mas parece que estando fora de vista é ainda melhor, pois guarda a surpresa para quando chegamos lá de fato. É como estar em uma das telas de Monet, ali, ao vivo. As pontes estão lá, as ninféias, o barquinho. 

Sem sombra de dúvida será umas das coisas mais bonitas que verá na vida. 

Arredores
Se tiver tempo e curiosidade vale a pena dar uma andada pelos arredores da Fundação. Você vai encontrar casinhas bonitinhas e pode até topar com algum artista pintando em plena rua. No site Givery Village (www.giverny.fr) você pode encontrar informações sobre o bairro. O textos estão escritos em francês e inglês.

0 comentários: