Ads468x60px

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

JOÃO PESSOA, UMA CIDADE NORDESTINA QUE NASCEU DE COSTAS PARA O MAR


Nascida entre as margens de rios de águas negras – daí o nome Paraíba -, a cidade de João Pessoa, diferente de outras capitais do Nordeste brasileiro, cresceu e se desenvolveu de costas para o mar.
Sendo a capital mais verde do Brasil, com 7 m² de mata para cada habitante, João Pessoa, hoje, atrai turistas, principalmente, pelos segmentos: histórico, religioso e, há pouco tempo, corporativo. O que prova que o Nordeste não sobrevive apenas de sol e mar.
Entretanto, me soa, no mínimo, estranho saber que uma cidade nordestina não explorava o mar, tanto para morar, quanto para lazer. “Os paraibanos não gostavam da ideia de morar próximo ao mar, pelo fato de se criar um estereótipo de rico. Assim, até mesmo os ricos moravam longe do mar”, disse João Wharles, coordenador de eventos da PBTur, explicando o surgimento da cidade.
Sendo pouco explorada até cerca de 1930, o governo do Estado começou a incentivar os paraibanos a conhecerem uma nova atração na cidade: o mar. A partir daí, a orla marítima começou a ganhar uma infraestrutura relativamente boa e, consequentemente, passou a atender turistas.

Infraestrutura turística – A cidade teve, então, uma avenida que ligasse o centro da capital ao mar. Trata-se da atual Avenida Presidente Epitácio Pessoa. “O presidente na época queria ver o mar de onde morava. Construiu a avenida, mas mesmo assim não conseguia ver o mar”, contou Wharles.
Com uma das orlas mais bonitas que já tive o prazer de conhecer, a cidade foi recebendo empreendimentos hoteleiros. Porém, a partir de 1970, foi implantada uma lei no qual estabelecia que próximo à orla poderia ser construído apenas apartamentos de até 4 andares – equivalente a 15 metros de altura.
O principal hotel construído na cidade até hoje é o Tropical Tambaú, que na ponta de uma das principais praias urbanas da capital é ponto turístico na Paraíba. Nos apartamentos de vista para o mar, por exemplo, quando a maré está cheia, a água fica na altura da janela – que, obviamente, é totalmente fechada.
Segundo o governador do Estado, Ricardo Coutinho, com a abertura do novo Centro de Convenções da cidade, abre-se oportunidades para novos empreendimentos hoteleiros. “Prospectamos ter mais empreendimentos. Essa inauguração abrirá portas”, afirmou.



O pôr do sol da praia fluvial do Jacaré é considerado um dos mais bonitos do Brasil
O Sol - Conhecida como “a porta do sol”, João Pessoa é o local onde o Sol nasce primeiro em toda a América. Isso ocorre pelo fato da cidade estar situada na Ponta do Seixas, o ponto mais oriental da América.
A relação entre o povo paraibano e o Sol não para por aí. Muito pelo contrário. Essa relação estabelece uma lição de vida a quem não percebe em seu dia a dia as coisas mais simples possíveis. É comum alguém se emocionar, bater palmas e vibrar com um pôr do sol? É lindo, é revigorante, eu diria.

1 comentários:

Carla disse...

João Pessoa me encanta, foi a primeira cidade do nordeste que visitei, e além das belezas naturais, vale falar que tem um povo simpático e receptivo e que cuida muito bem dela, a cidade é muito limpa! Adorei a "aula de história", não conhecia os detalhes.