Ads468x60px

sábado, 3 de novembro de 2012

ISTAMBUL - CIDADE MILENÁRIA

CULTURA, GASTRONOMIA, DIVERSÃO, COMPRAS: TUDO AO SEU INTEIRO DISPOR! 



Graças mais uma vez a Globo, teremos mais um país e uma cultura desmistificada aqui no Brasil. Turquia, país com uma população latina miscigenada por milênios, é a bola da vez. Bizâncio ou depois Nova Roma, ou depois Constantinopla, ou atualmente, Istambul, mostra apenas um pouquinho de tudo que este território já viveu. 

E para nós essa experiência se transforma em uma festa de cores, cheiros, aromas e fantasia ao vivo, com uma população de maioria muçulmana, calorosa, e alegre. Assim são os turcos de Istambul. 

A história estará presente em cada passo, então se jogue nela, e respire milênios! Aos que gostam de viajar e ter todas as comodidades modernas, a sugestão é se hospedar na parte nova da Cidade, como por exemplo, na área da Praça de Taksim. O burburinho noturno está lá, além de todas os restaurantes fast food que são franquias mundiais (Mc Donalds, KFC, Subway, dentre outros). Apesar da culinária de Istambul não ter diferenças marcantes em relação a nossa culinária. Come-se muito, e bem, com variedades de massas, carnes, peixes, vegetais e sobremesas. Imperdível: o suco de Pomegranate (ou em bom português: Romã). Deliciossooo!! 

A parte nova também tem diversas lojas, modernas, com roupas de preços extremamente convidativos. Encontram-se também as lojas especialidades em "turistas", que vendem de tudo um pouco: lembrancinhas como imãs de geladeira, copos para chá do estilo turco, pashminas, pentes, pastas e escovas de dentes, adaptador para tomadas de diversos países, frutas de época do país, CDs, cartões postais, etc... 

A parte antiga da cidade também tem sua magia: esta localizada próxima do Gran Bazaar, o maior mercado coberto do mundo! Com mais de 60 ruas e 5000 lojas, é o paraíso de compras. Dica: reserve 01 dia para se "perder" neste mercado. Em cada esquina, encontra-se uma rua que não se visitou, uma loja com preços inacreditáveis, um comerciante que te receberá com um "Tchai" e um sorriso. Agora, lembrete importante: nunca entre em uma loja e pegue nos produtos se não tiver a intensão de comprar. A negociação é levada muito a sério! Se você virar as costas e sair da loja, provavelmente será seguido por um turco que tentará a todo custo negociar um melhor preço e não perder a venda. E se tiver a intensão de comprar.... não tenha pressa. Sente-se e faça seu preço. É cultura local chegar a um custo de comum acordo aos dois. 
Como a Turquia está em dois continentes (Europa e Ásia), você pode pagar com a moeda local (Lira Turca), com Euro ou Dólar. A maioria das lojas também aceita cartões de crédito. 

Os doces locais também são uma excelente opção de lembrança para os amigos do Brasil: exóticos e gostosos. E para quem gosta de chá, lá é o local ideal. 

Divirta-se!

Por Elaine Pagliuca

0 comentários: