Ads468x60px

sábado, 24 de novembro de 2012

PERU 1º TEMPO: LIMA, A CAPITAL


Antes de começar a falar sobre Lima, apenas dois detalhes importantes que deixei de escrever no primeiro texto: brasileiros não precisam de visto e nem passaporte para entrar no Peru, basta RG com menos de anos da emissão, mas é necessário tomar a vacina contra febre amarela com antecedência de pelo menos dez dias do embarque.
Vista do Shopping Larcomar

Lima é conhecida pelos peruanos como a cidade onde os carros não precisam de limpadores de para-brisa, e se você reparar bem, alguns realmente não possuem o “acessório”. A capital do Peru tem a umidade relativa do ar na média de 90% durante todo o ano, mas raramente chove e quando ocorrem precipitações são rápidas e fracas. Isso se deve a sua localização próxima a linha do equador, banhada pelo oceano pacífico e por sua topografia.

Com essas condições climáticas a temperatura da cidade é temperada e costuma ser agradável o ano todo sem mudanças radicais, mas Lima está sempre com uma aparência nublada, dificilmente você verá céu azul.


É a principal cidade do país, política e economicamente, e concentra cerca de um terço da população do Peru, aproximadamente 9,2 milhões de habitantes.

Vista parcial de Huaca Pullana
Se você está viajando ao Peru em busca de construções realizadas por antigas civilizações e por isso acredita que Lima não despertará seu interesse está muito enganado! Lá você encontrará diversas Huacas (lugar sagrado em quéchua) e precisa visita-las!

Indico visitar principalmente a Huaca Pullana, localizada no bairro de Miraflores, um dos mais valorizados da capital, lá se encontram escavações de construções piramidais pertencentes à civilização wari, com mais de 3.500 anos, a visitação é acompanhada por guia independente do tamanho do grupo e você poderá escolher o idioma das explanações entre o espanhol e o inglês. É incrível ver aquela construção preservada em meio a prédios e a grande especulação imobiliária da região.

Catedral de Lima
Já se o que você busca no Peru é boa comida, certamente Lima é o lugar perfeito! Lá podem ser encontradas as mais variadas receitas de ceviche, as mais completas têm peixe cortado em cubos, frutos do mar, diversos tipos de milho e lúcuma. Quem nunca provou não deve imaginar um prato semelhante ao sashimi apenas pelo fato de ter como principal ingrediente o peixe cru, são totalmente diferentes, os peixes e frutos do mar usados no preparo do ceviche são temperados com limão e molho de pimenta o que lhes confere uma espécie de “cozimento” no tempero que modifica seu sabor. Não dá para explicar, você tem que provar!

Praça dos Amores
Passe em um dos postos de atendimento ao turista, pegue um mapa, tome um táxi, ônibus ou metropolitano e vá explorar a cidade. Você encontrará diversos museus, igrejas, mercados de artesanato e o mar do pacífico. Visite o shopping Larcomar, sua arquitetura é bem interessante e a vista para o pacífico é linda. Se sua praia são esportes radicais, pratique voo livre na Praça dos Amores.

Mas se você ficar hospedado próximo a uma movimentada avenida e as janelas não tiverem antirruído prepare-se para uma péssima noite de sono, o item favorito dos motoristas peruanos sem dúvida é a buzina, a capital é extremamente barulhenta dia e noite.

Como escrito no texto anterior os táxis e ônibus não têm pontos fixos, param em qualquer lugar que você sinalizar e quando isso acontece dezenas de buzinas dos carros que os seguem são acionadas ao mesmo tempo, é de enlouquecer!

Pisco Sour em Barranco
Mas não se preocupe! Caso você não consiga dormir, vá para o distrito de Barranco, o bairro boêmio de Lima, lá você provará um excelente Pisco Sour, encontrará diversos bares, restaurantes e baladas. É um dos locais que você não deve deixar de conhecer.

Curta Lima, aguarde os textos sobre Cuzco e Machu Picchu e boa viagem!



0 comentários: