Ads468x60px

sábado, 17 de novembro de 2012

PERU EM TRÊS TEMPOS: LIMA, CUZCO E MACHU PICCHU


Sem dúvida a melhor viagem que já fiz!


Templo do Sol em Machu Picchu
Um país com diversidade cultural, civilizações milenares e uma culinária que está entre as 10 melhores do mundo, quer mais motivos do que esses para visita-lo? Então vá lá mais alguns: povo extremamente hospitaleiro, clima agradável, frutas exóticas e belíssima natureza! E tenho certeza que lá chegando você conseguirá facilmente aumentar esta lista.
Existem várias regiões do Peru a serem visitadas além das que aqui serão comentadas: as linhas de Nazca, as civilizações litorâneas próximas a Pisco entre outras.

Fiz a viagem partindo do aeroporto de Guarulhos em São Paulo com destino a Lima, capital do Peru, onde passei três dias, de Lima parti em um voo doméstico para Cuzco, o umbigo do mundo Inca, onde fiquei por dois dias em um primeiro momento e mais um ao voltar de Machu Picchu e de lá parti de trem para a cidade de Águas Calientes (antiga Machu Picchu Pueblo) na qual permaneci um dia e meio.


Lima
Nesta primeira postagem vou escrever sobre detalhes do país que o turista precisa conhecer e depois escreverei sobre cada uma das cidades, pois há muito para se conhecer e várias diferenças entre cada uma.

Acho que as informações mais relevantes que servem para o país todo são sobre a folha de coca e sobre os táxis!

Explico: a folha de coca e seus derivados (farinha da folha, balinhas etc.) são liberados em todo o país e importantes aliados no combate ao soroche (mal da altitude), mas que fique claro, estamos falando da folha e seus derivados naturais, não da cocaína!

E por favor, abra sua mente: assim como chupar cana não deixa ninguém bêbado, a folha de coca não “dá barato”, ela é rica em cálcio e sua composição tem menos de 1% de cocaína (http://dicasdanutricionista.com.br/2011/01/18/o-cha-de-coca/). Mas fique atento, a folha de coca é produto legal na Bolívia e no Peru, não tente trazê-la para casa, você será preso por tráfico internacional!

Já quanto aos táxis a dica é sempre negociar o preço da viagem antes de inicia-la, os carros não possuem taxímetro, então a negociação é indispensável e você pode pechinchar, pois é costume bem visto no país. Para facilitar essa negociação e ter uma ideia de se o preço que está sendo cobrado é justo, vale perguntar no local onde está hospedado qual o valor da viagem para onde pretende ir.

É sempre mais seguro pegar táxis de frota, pois muitos dos carros que circulam fazendo esse trabalho de transporte são velhos e com manutenção duvidosa e poderão deixa-lo na mão.

Também não existem pontos de ônibus ou táxis, estes ficam circulando e param em qualquer lugar em que você fizer sinal.

Para ir a regiões altas como Cuzco, prefira viajar entre os meses de Maio a Outubro, época de seca, pois durante o resto do ano chove muito e há riscos de deslizamentos.

Comidinhas:
Lanche de frutas locais servido no trem para Machu Picchu

A culinária peruana é tão surpreendente que mereceria um capítulo a parte, ceviche, aji de pollo, carne de alpaca, e, para os que tiverem coragem cuy (porquinho da índia assado e servido inteiro).

Fora as surpreendentes frutas da baixa Amazônia e os doces feitos com elas, não deixe de provar os doces feitos com lúcuma, uma fruta peculiar que dá um sabor delicioso aos pratos.

Bebidinhas:

Há três bebidas que você não pode deixar de provar ao visitar o Peru: Inca Kola, pisco sour e chicha.

A Inca Kola é um refrigerante local com sabor doce de tutti fruta, hoje produzido pela coca-cola, você pode até não gostar, mas terá de provar primeiro!

O pisco é a bebida local, uma aguardente de uva que tem sua patente disputada por Peru, Equador e Chile, e o Pisco Sour é uma bebida feita com pisco, açúcar, limão e clara de ovo, muito saborosa.

A chicha é a cerveja feita de milho, em vários locais você poderá encontrar a bebida artesanal, os apreciadores de cerveja provavelmente não irão gostar, ela é mais fraca e doce, mas vale apena provar para dar sua opinião.

Compras:

Nas cidades de Lima e Cuzco você encontrará vários mercados de artesanato, nos quais os principais produtos são os feitos de prata e lã. Quanto à lã, o produto local de muito valor é a lã de alpaca que tem uma qualidade bem diferenciada, os produtos tecidos com essa lã são mais finos e leves e muito macios ao toque, mas apesar de leves aquecem bastante.

Em Águas Calientes as lembrancinhas e produtos artesanais são vendidos em uma grande feira no viaduto sobre a linha de trem.

Informações gerais:

O país está localizado na América do Sul, faz divisas com Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador e Chile e é banhado pelo oceano pacífico. Sua população tem cerca de 27.000.000 habitantes e sua extensão territorial é de 1.285.215 Km², a terceira maior extensão da América do Sul.

O principal idioma é o espanhol, mas em alguns povoados a população fala também o quéchua, idioma dos primeiros nativos.

A moeda é o Nuevo Sol, ou como você ouvirá muito por lá: soles, que vale em torno de R$0,80. Uma curiosidade são os “cambiantes”, pessoas que ficam nas esquinas dos centros das principais cidades com coletes verdes estampados com cifrões que fazem o trabalho de câmbio de moedas, por mais estranho que pareça esse é um trabalho oficial e você pode confiar! Mas se preferir é fácil encontrar também casas de câmbio e máquinas de saque automático para cartões internacionais.

O site oficial do turismo no país é: http://www.peru.travel/br/
Cuzco

Aguardem os próximos textos para saber um pouco mais sobre cada cidade!

0 comentários: