Ads468x60px

terça-feira, 13 de novembro de 2012

VIAGEM DE CARRO: FAÇA-A COM SEGURANÇA!


Tendo em vista a proximidade de um feriado prolongado e também das festas de fim de ano, vêm a calhar algumas dicas de segurança para pegar a estrada.

A maioria dessas dicas podem parecer óbvias e repetitivas, mas se podem salvar vidas, acho que nunca é demais relembrar!

Primeiro, o veículo: faça uma revisão do seu carro na semana que antecede a viagem, verifique óleo, pneus (não esqueça o step!), calibragem, freios, direção, amortecedores e parte elétrica. Não se esqueça de detalhes como, água no reservatório de limpar para-brisas e checar os cintos do banco de trás. Caso viaje com crianças, utilize as cadeirinhas apropriadas para cada idade.

Segundo, a estrada: se houver mais de uma opção de caminho não pense apenas na quilometragem mais curta para escolhê-lo, verifique qual estrada tem melhores condições. Caso não conheça a estrada que vai pegar ou não passe por ela há muito tempo procure se informar sobre suas condições de asfalto e sinalização, é importante também se informar sobre a existência de pedágios e seus valores para não ser pego de surpresa!

Caso haja estradas de terra ou vicinais no caminho que irá fazer é interessante ligar para o local no qual vai se hospedar e perguntar sobre as condições da via, os moradores locais são sempre excelentes referências. Tenha a certeza de que seu carro não é baixo demais para estradas de terra, dependendo da época do ano (chuvas) e estado de conservação só é possível dirigir por elas em veículos 4X4.

É importante também verificar a previsão do tempo, evite pegar a estrada à noite ou com chuva!

Por último e mais importante, o motorista: se você dirige há pouco tempo e não tem prática em pegar a estrada seria legal começar por viagens de curta distância e evitar feriados e datas de maior movimento.

Descanse antes de pegar a estrada e se possível tenha outro motorista no carro para revezar a direção. Faça paradas regulares para esticar as pernas e mudar um pouco o foco, essas paradas sem dúvida irão ajuda-lo a retomar a concentração na estrada e evitarão câimbras.

Se for pegar estrada de terra tenha a certeza de estar pronto para ela, principalmente com chuva ou mesmo se choveu nos dias que antecederam a viagem.

Enfim, faça um planejamento cuidadoso, revise o carro, prepare-se e boa viagem!

0 comentários: