Ads468x60px

domingo, 13 de janeiro de 2013

UMA CIDADE CALIENTE NA COLOMBIA


A capital mundial da Salsa também é a do futebol, da novela, da cana-de-açúcar e repleta de cultura por todos os lados
Cali (Colômbia) – Localizada no distrito de Valle del Cauca, a cidade de Santiago de Cali, na Colômbia, inaugurada oficialmente em 25 de julho de 1536 pelos espanhóis, leva o nome de  um dos santos mais importantes da Europa. Cercada pelas cordilheiras dos Andes e banhada por sete rios, a cidade expressa toda a malícia dos latino-americanos pois vive no ritmo quente da Salsa.
Até1920, acidade era conhecida como a Hollywood da Colômbia, por ser uma região boêmia e de cenário de novelas, além de ter como característica a pacatez, quando comparada à capital, Bogotá. O cenário começou a mudar em 1970, quando a cidade foi sede dos Jogos Pan-americanos.
“O slogan ‘o risco é que você queira ficar’ cai bem neste caso. Até o ano dos Jogos, a cidade tinha 500 mil habitantes. As pessoas conheceram e quiseram ficar. Hoje temos 2 milhões e 700 mil pessoas vivendo aqui”, disse Gabriel Borrero, informador turístico de Cali.


A salsa - O marco da cidade – a salsa – começou a ser implementada com a chegada de engenheiros cubanos e porto-riquenhos, que foram contratados para trabalharem na indústria agrária da cidade, que tem, até hoje, a cana-de-açúcar como principal produto. No início, ela era mal vista pela sociedade por suas características profanas, avessa aos valores católicos que imperavam de forma forte na época.
“A geração de 1980 foi marcada mundialmente pela rebeldia. Em Cali não foi diferente. Os jovens da época quiseram fazer tudo o que seus pais diziam que era errado”, disse Gabriel. Nesta época instauraram-se pela cidade diversas discotecas e escolas de Salsa, mas com uma pitada mais caliente: misturaram o ritmo da costa do Pacífico com a salsa, fazendo com que a dança fosse realizada nas pontas dos pés, e, consequentemente, mais sensual.
Hoje a salsa colombiana é profissional. Com mais de 50 escolas espalhadas pela cidade – que contém, em cada, cerca de três professores campeões mundiais -, a dança é mais rápida e acrobática. “Se tornou uma indústria. Muitas pessoas sobrevivem da salsa”, comenta Borrero.

A bandeira da Colômbia representa o ouro, os dois mares e o sangue dado pelos seus libertadores. A população do país se orgulha de sua história
Cenário de novela – As produções de novelas da Colômbia são respeitadas ao redor do mundo. Isso teve início com a novela Maria, que tinha como cenário a cidade de Cali e retratava a vida de seu escritor, Jorge Isaacs, como ele gostaria que fosse na realidade.
Realizada nos anos de1980, anovela foi levada para mais de 150 países. “É uma produção nacional ao qual nos orgulhamos muito”, afirma o informador turístico. “Ele projetou a sua vida como gostaria que fosse: seu personagem terminou os estudos, viajou para Londres e viveu um grande amor”, explica.
Mas a importância dessa novela não para por aí: o escritor, Jorge Issacs, é aclamado pela população colombiana, por ser considerado um dos principais artistas do país. Cultivando a cultura local, há duas importantes homenagens ao escritor: um museu, na casa que era o cenário da novela e o rosto dele demarcado na nota de U$S 50 mil pesos – que equivale atualmente a R$ 50.
Sustentabilidade – O Valle del Cauca, em si, preza pela sustentabilidade e preservação da região. Segundo Gabriel Borrero, as pessoas do Valle andam mais de bicicleta do que de automóveis. “A porcentagem eu não sei ao certo, mas é só olhar para as ruas. Com certeza, você verá mais bicicletas do que carros por aqui”, apontou.
A produção da cana-de-açúcar também não agride o meio ambiente. Com o passar dos anos, a evolução dos mecanismos para a extração da cana são evidentes. Depois de passarem por equipamentos difíceis e pesados de lidar e posteriormente utilizando animais no trapiche, a mecânica hoje é similar à utilizada no Brasil.
Esportes – A paixão colombiana, assim como a brasileira, é o futebol. A cidade de Cali é dividida entre torcedores vermelhos e verdes. O clube vermelho, América de Cali, é o mais tradicional e popular, mas não vive os seus melhores momentos no esporte. Já o verde, Deportivo Cali, é conhecido por ser muito bom economicamente.

A paixão dividida de Cali: América, Deportivo e Seleção nacional
São dois os estádios na cidade. O Pascual Guerrero, ao qual foi modernizado, para ser a sede da Copa do Mundo Sub-20, realizada em 2011. Da prefeitura de Cali, o estágio recebe os principais jogos. Já o estádio privado do Deportivo, que tem espaço para 56 mil pessoas, é o mais próximo do aeroporto de Cali.
Em agosto de 2013, Cali será a primeira cidade da América Latina a receber os Jogos Mundiais, que ocorre de ano em ano, numa cidade do mundo.
Corporativismo – Cali é muito prática para receber eventos e abrigar hóspedes. O Centro de Eventos Valle del Pacifico, o maior do sul da Colômbia, que está localizado na maior área industrial do país – Yumbo – está a 15 minutos, de carro, do aeroporto da cidade e a 10 minutos do centro de Cali.
A cidade, mesmo com o Conventions ainda em fase de estudos e aprimoramento, já recebe eventos e reuniões. Os hotéis InterContinental, Four Points by Sheraton e Now Hotel, por exemplo, têm como ponto forte o segmento corporativo.
Temperatura – Você escolhe: calor ou frio? A1003 metros acima do nível do mar, Cali tem uma temperatura quente, que varia de 19ºC a 34ºC. Normalmente, as noites são frias, mas há uma opção para quem quer passar todo o dia num clima mais fresco: trata-se da região de nome El Saladeto, localizada na montanha que beira a cidade.
Ali estão diversos restaurantes com vista para a cidade e para as montanhas cortando as nuvens, além de ser a principal rota para o maior porto do país, que está localizado no oceano pacífico, na cidade de Buenaventura.

Colômbia: o risco é que se queira ficar

0 comentários: