Ads468x60px

domingo, 13 de janeiro de 2013

BOGOTÁ: UMA MESCLA DE ATRATIVOS A 2.640 METROS MAIS PRÓXIMA DAS ESTRELAS



Praça Bolívar: símbolo da voz colombiana
Bogotá (Colômbia) – A plana Bogotá, capital da Colômbia, situada entre montanhas e a2.640 metrosde altura sobre o nível do mar, é marcada por suas belezas naturais, em conjunto com um excelente planejamento e uma ótima cultura. A cidade, fundada pelos espanhóis em 1538, conta com mais de sete milhões de habitantes, numa área total de 1.776 km² – sendo 300 km² de área urbana, com a temperatura variando entre 10ºC e 18ºC.
Com o Monserrat como referência, Bogotá é dividida entre as regiões norte, sul e central. No centro está localizado o bairro de La Candelária, ao qual se encontra toda a parte histórica da cidade, tendo ali a praça Bolívar – rodeada pelo Congresso, Câmara, Prefeitura e catedral -, os principais museus – como o do Ouro e o de Botero – e as principais universidades locais.
As ruas, do centro para o Norte e do centro para o Sul, são divididas em números. Por exemplo: Rua 1 – nº 10 Norte, assim como Rua 1 – nº 10 Sul. Todas elas são diagonais à montanha, um dos principais pontos turísticos da Colômbia, que se trata do pico mais alto de Bogotá, a3.152 metrosde altura sobre o nível do mar.
Transportes – Além de ser a capital, Bogotá é o centro empresarial de toda a Colômbia. “54% das ações financeiras do país ocorrem aqui”, disse Alexandra Torres, diretora do Bogotá Conventions Bureau. Assim, no horário de pico, a cidade assemelhe-se com São Paulo. O trânsito é caótico, mas são diversas as forma de se locomover na capital, que variam entre carros, motos, ônibus, o TransMilenio – corredor de ônibus – e diversas vias exclusivas para bicicletas.




Símbolo da amizade entre Brasil e Colômbia
Corporativismo - Localizada no centro do continente americano, Bogotá torna-se uma cidade estratégica para conexões internacionais. “Nosso aeroporto, o El Dorado, tem, hoje, 800 conexões internacionais, para países próximos e distantes”, disse, durante o 5º Encontro latino-americano de Bureaus, Schalma Granados, gerente de turismo MICE Proexport Colômbia, representando a CEO do Proexport Colômbia, Mana Lacouture.
Este fato torna-se estratégia do Bogotá Convention Bureau para a promoção da localidade, que tem como objetivo atrair mais de 40 eventos internacionais anualmente. “No ano passado, recebemos 44 eventos internacionais. Bogotá ocupa, hoje, a sexta colocação no ranking ICCA, de lugares que mais realizam eventos”, disse Diego Díaz, coordenador de afiliações do Conventions.
Por ser o único país da América do Sul a ser banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico, ter um novo aeroporto, com fluxo de 7.220 pessoas, e um porto consideravelmente importante no mundo – localizado em Buenaventura – Bogotá é uma cidade ao qual está “na altura dos seus desejos”, como diz o slogan do Conventions da cidade.

A representação da cruz de Jesus, na Colômbia, tem uma escada ao lado
Fé – Colonizada pelos católicos espanhóis, a Colômbia, em si, segue a religião. Em Bogotá, 85% da população são católicas. “Os outros 15% são divididos em judeus, que têm muitos por aqui, e evangélicos”, disse a turismóloga Ana Constância.
A simbologia católica na Colômbia é diferente da que o católico brasileiro está acostumado. Jesus Cristo é negro e o crucifixo contém uma escada ao lado. “Há uma oração que diz que há uma escada para a crucificação de Jesus, sendo assim um símbolo de fé”, explicou Lena Escobar, secretaria de cultura de Cali.
Catedral de Sal – Localizada nas minas de sal do distrito de Zipaquirá – fundada em 1.600, com o nome que significa Terra do Chefe -, a Catedral de Sal, um dos principais pontos turísticos da Colômbia, representa o caminho que Jesus fez, do Pretório até o Calvário.
Além da Catedral, a mina contém ‘a rota dos mineiros’, que consiste na ida de turistas a um trajeto realizado por mineiros que extraem sal até os dias de hoje. “Há um estudo que comprova: temos sal para mais de 500 anos”, contou o guia turístico do roteiro.

Colômbia: o risco é que se queira ficar

Pense diferente. Pense Bogotá.

0 comentários: