Ads468x60px

domingo, 13 de janeiro de 2013

PERU, 2º TEMPO: CUSCO, O UMBIGO DO MUNDO INCA

Cusco vista de Sacsaiwaman
Não é a toa que Cusco é considerada a capital do Império Inca, na cidade e seus arredores você conhecerá o que restou de importantes construções da civilização em questão. E verá também muito de arte sacra europeia trazida pelos exploradores espanhóis.

Apesar de internacional, o aeroporto de Cusco está localizado em pleno centro histórico e tem dimensões bastante reduzidas, desta forma você só pousará nele vindo de outras cidades do próprio Peru ou da Bolívia.


Lá chegando siga os conselhos dos locais: tome uma xícara de chá de coca, descanse por cerca de uma hora e faça a primeira refeição com uma comidinha bem leve, as principais sugestões são dieta de pollo ou de vegetais (sopinhas leves de frango ou vegetais muito saborosas). Seguindo essas dicas cerca de 2 ou 3 horas após o pouso você já estará pronto para dar uma volta pela cidade.
Caso tente se arriscar e saia para passear logo após sua chegada é provável que as muitas subidas lhe cansem muito mais do que pode parecer possível, se isso ocorrer saiba que seu mal se chama soroche e é causado pela altitude da região e seu ar rarefeito, é comum que os hotéis tenham cilindros de oxigênio caso seja necessário, mas na maioria dos casos chá de coca e descanso serão suficientes para curá-lo.

Arte Inca:

Uma das primeiras visitas que você deve fazer é ao Convento de Santo Domingo, os espanhóis o construíram sobre e junto ao Qorikancha, Templo do Sol – uma das mais importantes construções incas, é uma visita fascinante, os arcos do muro interior do convento são construídos sobre parte dos muros incas e boa parte das paredes internas são construções incas totalmente originais.

Entrada do convento
De fora você verá claramente a parede circular na base da construção, essas construções circulares eram sempre representações do sol para os incas e estão presentes em todos os templos dedicados a esse deus. Atrás do convento está localizado um jardim no qual podem ser vistas dezenas de pedras de concreto, consta que sobre cada uma delas existia um ídolo feito de ouro maciço que, obviamente, foram levados no período da colonização.

Qorikancha é só o começo, depois dele você poderá contratar uma empresa de turismo receptivo (existem várias no aeroporto ou na Av. Sol) e visitar as construções incas localizadas ao redor da cidade, é possível visitar todos em apenas uma manhã, pois ficam bem próximos de uns dos outros. 


Sacsaiwaman
Dentre essas construções você verá Sacsaiwaman, onde no solstício de inverno do hemisfério sul ainda hoje é representado o Inti Raymi, celebração ao sol, uma das principais festas do império inca, Pukapukara que se acredita ter sido um ponto de parada para os viajantes, Tambomachay (templo das águas) que provavelmente será seu ponto mais alto na viagem, pois está em uma altitude de aproximadamente 3.765 metros e qenqo (templo do puma) onde eram realizados sacrifícios aos deuses.

Outra coisa que os guias não se cansarão de mostrar, mas provavelmente você se cansará de ver são as pedras, tem a menor pedra usada em uma construção Inca em Qorikancha, a maior pedra em Sacsaiwaman e a pedra de 12 ângulos na subida para San Blas, entre outras. Lembrando que a importância dada a esses detalhes vem do fato de as construções Incas não levarem argamassa de nenhum tipo e serem feitas com encaixes perfeitos entre suas pedras.
Tambomachay

Arte Sacra:

A arte sacra de Cusco também é muito expressiva, só na Praça de Armas encontrará a Catedral, Igreja da Sagrada Família e Igreja da Companhia de Jesus. Ao visitar a catedral é possível subir à sua torre e tirar uma linda foto da Praça de Armas e seus arredores.

Outras construções de destaque são as igrejas de San Blas e Santa Clara.

Uma curiosidade é que os conventos e igrejas da cidade já tiveram que ser reconstruídos várias vezes devido a terremotos, enquanto as construções Incas (mais antigas) permanecem intactas, prova da superioridade de seu conhecimento em arquitetura e sobretudo o conhecimento que possuíam sobre as adversidades da região.

Museus:
Em Cusco você encontrará pelo menos 4 importantes museus, sendo o principal deles o Museu de Arte Precolombiana, no qual podem ser vistas peças fabricadas por várias das culturas que já habitaram o país. Em seu subsolo podem ser vistas as poucas peças de ouro fabricadas pelos Incas que ainda se encontram no Peru.

Serviços:

Na Avenida Sol você encontrará quase tudo o que precisa: caixas eletrônicos, casas de câmbio, cambiantes, agências de turismo receptivo e o principal mercado de artesanatos de Cusco.

A principal concentração de bares e restaurantes fica no bairro de San Blas, localizado poucos quarteirões acima da Plaza de Armas. Lá não deixe de almoçar no restaurante Pachapapa, excelente comida e por ser todo aberto você verá o preparo da refeição sendo feito em grandes fornos de barro.

Cusco tem um clima muito seco por isso é aconselhável levar soro fisiológico para o nariz e olhos, use sempre protetor solar, devido à altitude a incidência do sol é muito forte mesmo na temporada de outono e inverno. À noite agasalhe-se, pois a temperatura cai vertiginosamente.

Boa viagem!

0 comentários: