Ads468x60px

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Toulouse – A França com sotaque espanhol

Jardim do convento dos Jacobins
A arquitetura é bem francesa, mas, se prestar atenção, verá que os nomes das ruas estão escritos em francês e espanhol. A quarta maior cidade da França – pequena para os moldes brasileiros, já que possuí cerca de 1 milhão de habitantes – foi um dos destinos de refugiados durante a Guerra Civil Espanhola, ocorrida nos anos de 1930.

Toulouse está localizada no departamento de Midi Pyrénées, no sudoeste do país e a cerca de 2 horas da fonteira com a Espanha. Talvez, por conta disso, explique-se a presença maciça de conterrâneos de Almodóvar na cidade.

La ville en rose
A arquitetura rosada de grande parte da cidade rendeu a Toulouse a alcunha de la ville en rose, ou a cidade rosa, em português. Os prédios antigos estão impecavelmente conservados, tornando a fachada da cidade linda.

Para quem gosta de história há muito o que conhecer. O convento dos Augustins, por exemplo, foi construído em 1310 e hoje abriga o Museu de Belas Artes. O também convento, mas o dos Jacobins, foi construído em 1215. Possuí uma igreja gótica lindíssima e um belo jardim. E museus há para todos os gostos: arte moderna, fotografias, arte romana encontrada em escavações na cidade. É só escolher.

Não deixe de visitar a Praça do Capitólio, ou melhor, La Place du Capitole, praça central da cidade, rodeada por cafés charmosos e com preços razoáveis. E aproveite que está lá para visitar o capitólio em si, construção majestosa datada do século 12.

Nas imediações de Toulouse, em Blagnac, encontra-se a empresa de aviões Airbus. E para quem gosta do tema ou para os curiosos é possível visitar as instalações da empresa. Mas é obrigatório agendar antecipadamente (+33 0534394200) ou perderá a viagem.

Feijoada francesa
Já ouviu falar do cassoulet? Pois este prato delicioso é uma das especialidades da cidade, então não deixe de prova-lo. É uma espécie de feijoada, mas feita com feijão branco. Como sua prima latina, também leva linguiça e carne de porco, mas é incrementada com outras carnes como confit de canard (pato), confit d’oie (ganço), perdiz e/ou cordeiro. Tudo depende da época em que a receita está sendo preparada.


Interior do museu de arte moderna Les abattoirs
De lá pra cá
É fácil se locomover em Toulouse. Há estações de metrô em grande parte da cidade e é fácil utilizar os ônibus também. Aliás, eles oferecem um micro ônibus gratuito para as pessoas se locomoverem pelo centro. Alugar uma bicicleta é uma ótima pedida para conhecer a cidade, mas pode ser um pouco penoso durante o alto verão, onde as temperaturas podem facilmente chegar próximas aos 40º.

Da cidade também partem trens de alta velocidade – TGV – para outras localidades da França e também para outros países. Mas prepare-se, pois os preços costumam ser salgados. O aeroporto Toulouse Blagnac fica a 40 minutos da cidade mais ou menos e recebe vôos nacionais e internacionais.

0 comentários: