Ads468x60px

sábado, 14 de setembro de 2013

Brasília, muito além da política

Não. Nem só de política vive Brasília. Apesar de essa ser a característica mais marcante da cidade, pelo menos para a mídia televisiva, aquele quadradinho no centro do mapa do Brasil é um dos lugares mais agitados do país. Respira cultura, dispõe de culinária para todos os gostos, recebe centenas de eventos mensalmente, tem um sol gostoso o ano inteiro e simplesmente é um dos Patrimônios Culturais da Humanidade.

Planejada e organizada, é realmente muito diferente dos centros urbanos caóticos do país. O urbanista Lúcio Costa concebeu a estrutura do Plano Piloto, que se assemelha ao formato de um avião, de forma que seja área essencialmente plural. É área residencial naquilo que seria as asas, misturada com comércios em dezenas de suas quadras, e no centro guarda espaço para a área cultura, prédios administrativo e cívicos da capital.


O Patrimônio cultural de Brasília, inscrito pela UNESCO desde 1987, é composto por monumentos, edifícios ou sítios que tem valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico e muito disso se deve às famosas linhas curvas que passeiam em todos os cantos da região, projetadas pelo arquiteto Oscar Niemayer, 
Para os amantes da cultura, a capital do país reserva espaços e atividades diariamente, seja para leitura, contemplação ou diversão. É possível visitar o Museu da República e o Teatro ou a Biblioteca Nacional. Grandes empresas também instalaram seus centros culturais em Brasília, como o do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, onde há exposições, exibição de filmes e apresentação de peças de teatro. Nesta semana, o Cinema de Brasília será reinaugurado para receber o Festival de Cinema Brasileiro. A história do país também é recontada no Panteão da Pátria, que tem como objetivo guardar a lembrança dos heróis nacionais ou no Memorial JK.

Construída por migrantes de todos os cantos, Brasília reserva culinária bem diversificada. Para agradar os mais diversos paladares, você encontra restaurantes mineiros, goiano, nordestino, gaúcho, trattorias, churrascaria e pizzarias. Prepare o bolso pois para se comer bem paga-se muito bem também. Uma outra das características do Distrito Federal (DF) é o alto custo de vida. Se você não residir em áreas nobres, estranhará o custo de produtos e serviços.

Bares, novos ou históricos, e clubes à beira do Lago Paranoá compõem a cena da boemia noturna da capital. Seja "pub", de rock, casas sertanejas ou os mais diversos shows certamente é o caminho dos baladeiros locais ou visitantes.

E nem só de concreto vive o DF. Há muito verde na região. Você pode visitar, por exemplo, o Parque Nacional ou caminhar e praticar esportes no Parque da Cidade.

Não se pode, contudo, visitá-la sem conhecer as curvas ou linhas retas de seus mais famosos prédios: o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Plano e toda a Esplanada de Ministérios. Aos fins de semana, você poderá fazer uma visita guiada na Câmara e no Senado ou por salas e escritórios de onde despacha a Presidenta de República. Imperdível.

Uns amam, outros odeiam. Visite e descubra em qual destes grupos você ficará.

Texto e fotos Leandro de Jesus

0 comentários: